Este lugar-comum consiste numa visão romantizada daquilo que foi o passado não tão distante deste país. Romantizada porque se de facto era verdade que toda a gente se conhecia, também era verdade que toda a gente se julgava. Com real capacidade de impactar a vida dos julgados.
Neste modelo de sociedade, o sr. Manuel, se fosse homossexual, não podia viver a sua vida fiel a si mesmo e de forma aberta sem ser alvo de uma exclusão impiedosa. A dona Maria, se fosse vítima de violência doméstica, por exemplo, não poderia obter um divórcio sem, também ela, ser alvo de uma exclusão impiedosa.
Não é preciso voltar no tempo tanto quanto isso. No início do século XXI, ainda existia um enorme estigma à volta da homossexualidade e do divórcio. E isto, mesmo em espaços onde "ninguém conhece ninguém". Nos espaços onde todos se conhecem, este fenómeno, sem dúvida terá sido ainda mais intenso e complicado de navegar para quem divergia dos mores da sociedade portuguesa de então.
Dirão, de forma ofendida, os nostálgicos que eu próprio estarei a passar julgamentos sobre o carácter das pessoas. A eles responderei que sim no abstrato, mas não no concreto. E esse é exatamente o ponto.
Num meio onde "ninguém conhece ninguém", é mais difícil controlar o outro. A liberdade está mais próxima, começando logo pela liberdade de conhecer quem nos interessa e quem nos compreende e dispensar quem nos julga e limita, seja qual for o motivo.
Dirão também que esta liberdade é, em 2022, absolutamente desnecessária. Discordo em absoluto. Na verdade, ela é hoje tão necessária quanto o era em 2000.
É verdade que o grau de julgamento de pessoas homossexuais ou divorciadas (independente do motivo do divórcio) é hoje menor (notem que não é inexistente), mas entre 2000 e 2022 passaram vinte e dois anos. Nesse espaço de tempo encontramos toda uma panóplia de coisas novas a discriminar e atrevo-me a dizer que os próximos anos seguirão o mesmo padrão.
Hoje, o Manuel talvez não se tenha de preocupar tanto com a discriminação a que estará sujeito pela sua sexualidade ou a Maria no caso do seu divórcio (ênfase em tanto), mas se algum deles for transgénero ou vegan, só para nomear dois exemplos, aí voltamos à vulnerabilidade do início do século.
Sem dúvida que existirão vantagens associadas à vida em comunidades mais pequenas em que as pessoas sabem todas os nomes umas das outras e desvantagens na vida em meios em que as pessoas vivem vidas mais atomizadas, mas nas primeiras existe um elemento de controlo da vida alheia que numa sociedade ainda tão conservadora se torna inescapável.
E é este elemento que aqueles que vêm com bons olhos o regresso a essa forma de organização social ignoram ou, no pior dos casos, desejam.
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